O Grande Prêmio da Alemanha havia se mudado de Nurburgring para a instalação de (AVUS) Verkehrs Automobil und Ubungs-Strasse, em Berlim.
Por causa de temores de que haveria problemas com os pneus, foi decidido que a corrida seria disputada em duas baterias. A Ferrari estava de volta à ação, mas Behra tinha saído do time, e quem estava correndo era Brooks, Phil Hill, Dan Gurney e Cliff Allison. Behra apareceu em um Porsche Formula 2. A equipe Cooper estava com seu time completo: Brabham, McLaren e Masten Gregory e, com carros privado de Rob Walker para Maurice Trintignant e Moss. Na BRM tínhamos Schell, Jo Bonnier e o herói local Hans Herrmann. A Lotus, trouxe para a pista Graham Hill e Innes Ireland.
O sábado foi ofuscado pela morte de Behra em um carro esporte de corrida. O francês acabou perdendo o controle do carro no meio da curva North e saiu rodopiando seu Porsche, em condições de pista úmida, acabando por bater a cabeça em um poste de bandeira, presente na pista. Ele morreu na hora.
No qualifying, Brooks obteve a pole e foi seguido por Moss, Gurney e Brabham . Atrás deles, na segunda fila, estavam presentes Gregory, Phill Hill e Bonnier. Brooks assumiu a liderança na primeira bateria, enquanto Moss teve problemas de transmissão. Gregori chegou a liderar momentaneamente, mas depois, Brooks estava na frente novamente. Começou, então, um grande batalha entre Brooks, Gurney e Gregory. Gregory acabou se retirando a cinco voltas do final do GP por uma falha no motor. Com isso, Hill assumiu a terceira posição e McLaren foi o quarto.
A segunda bateria apresentou um grid composto pelas posições obtidas no fim da primeira bateria. No início, McLaren assumiu a liderança, mas ele foi rapidamente ultrapassado por Phil Hill, Bonnier, Brooks e Gurney. Brooks conseguiu, rapidamente, ultrapassar Bonnier e a Ferrari passou a ocupar a primeira, segunda e terceira posições.
Hans Hermann da Alemanha sofreu um dos mais espetaculares acidentes da história da F1, ele perdeu o controle de seu BRM na entrada da parte que leva as curvas inclinadas, um pneu estourado foi a causa, Hermann não pensou duas vezes e pulou fora de seu carro. Um ato quase suicida e, apesar do feito, o piloto apenas quebrou dois dedos da mão esquerda.
Quando os tempos foram somados, Brooks ficou à frente de Hill e Gurney. A F1 nunca mais voltaria para Avus e Jack Brabham ganharia seu primeiro título mundial na F1, no final desta temporada.
Melhores momentos da temporada de 1959 (parte 02):
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