A batalha pela pole, como de costume, ocorreu entre Ferrari e Maserati, embora na Maserati existia a ausência de Froilan Gonzalez, que havia se ferido em um acidente durante uma corrida de carros esportivos, em Lisboa, na semana anterior. Seu lugar na equipe foi ocupado por Emmanuel de Graffenried. Alberto Ascari (Ferrari) obteve a pole position, com a Maserati de Juan Manuel Fangio e as Ferraris de Hawthorn e Nino Farina completando a primeira fila. Maurice Trintignant fez um bom trabalho com seu Gordini e conseguiu se classificar com Gigi Villoresi (Ferrari) e Felice Bonetto (Maserati) na segunda fila, enquanto a terceira fila foi composta pelos Maserati de Onofre Marimon e de Graffenried e pelas Gordini de Jean Behra e Harry Schell .
No início Fangio largou melhor e assumiu a liderança, mas Ascari logo voltou a andar na frente e imprimiu uma vantagem de 10 segundos, ainda na primeira volta. Fangio tinha Hawthorn em sua "cola" e no decurso da segunda volta, o inglês tentou ultrapassar. Fangio revidou e os dois duelaram. Nesta altura, Ascari já tinha uma vantagem de 40 segundos, quando perdeu uma roda no Tiergarten. Esse foi um grande golpe, mas ele foi capaz de levar o carro para os boxes e voltar após os reparos.
Enquanto isso, Farina chegava para desafiar o duelo de Fangio e Hawthorn. No decurso da oitava volta, Farina assumiu a liderança. Fangio conseguiu ultrapassar Hawthorn. Ascari tentou imprimir maior velocidade, mas seu carro começou a apresentar problemas, e foi decidido que ele iria trocar de carro com Villoresi. Este objetivo foi alcançado e Ascari começou a fazer uma série de voltas mais rápidas. Na volta 15, porem, a Ferrari começou a "fumar" e ele teve de se contentar com o oitavo lugar.
Farina terminou a corrida com mais de um minuto à frente de Fangio, com Hawthorn 38 segundos atrás do piloto argentino. Bonetto, o quarto colocado, ficou sete minutos atrás de Hawthorn, enquanto o quinto colocado foi Graffenried e o sexto Moss, mas ambos estavam uma volta atrás do vencedor.
Farina terminou a corrida com mais de um minuto à frente de Fangio, com Hawthorn 38 segundos atrás do piloto argentino. Bonetto, o quarto colocado, ficou sete minutos atrás de Hawthorn, enquanto o quinto colocado foi Graffenried e o sexto Moss, mas ambos estavam uma volta atrás do vencedor.
OBS: Farina foi o piloto mais velho a vencer um GP de F1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário