Realizado no dia 24 de setembro no circuito de Estoril, com a incrível participação de 39 carros, mas “apenas” 26 foram para o grid de largada.
Airton Senna (McLaren) tinha a pole position, mas Gerhard Berger (Ferrari 640) largou melhor e assumiu a primeira posição e logo na 6ª volta já tinha 7 segundos de vantagem sobre Senna, que era perseguido bem de perto por Nigel Mansell (Ferrari 640), que logo o ultrapassaria.
Mansell foi aos poucos tirando a diferença para Berger e na 20ª volta ele já estava colado nele. Na volta 23, ao ultrapassarem retardatários, Mansell tirou por fora e passou todo mundo de uma só vez, assumindo a liderança da prova.
Berger fez sua parada para troca de pneus e reabastecimento na volta 34 e Senna na volta seguinte. Mansell ainda ficaria na pista mais três voltas e, quando entra no pit está em velocidade excessiva. Sua manobra para não atropelar os mecânicos da Ferrari o faz parar mais à frente, e ele tem que voltar de ré para parar na posição correta, perdendo muito tempo e voltando na 4ª posição.
Mais uma vez Mansell anda rápido e alcança Senna, o 2º colocado. Nesse meio tempo, os comissários da prova julgam aquela sua manobra no pit stop ilegal, por ter sido empurrado por mecânicos e ele é desclassificado. Só que Mansell ignora a bandeira preta que recebe, cada vez que passa pela reta principal, e continua tentando ultrapassar Senna, acabando por tirar o brasileiro da corrida, também no final da reta, na volta 48.
A corrida foi vencida por Berger, 32 segundos à frente de Alain Prost.
Fonte: http://arthurferreiratiocaju.blogspot.com/
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