sexta-feira, 27 de maio de 2011

Phil Hill em Spa-Francorchamps (1961): trigésima segunda vitória da Ferrari


     Um ano depois da traumática corrida belga, as equipes de F1 reuniram-se novamente em Spa, com algumas mudanças a partir do Grande Prêmio da Holanda, ocorrido três semanas antes. Innes Ireland, que tinha quebrado a perna em Mônaco, estava de volta a ação pela equipe Lotus, que teve novo carro para o Ireland e Jim Clark. A Ferrari tinha um quarto carro pintado em amarelo, para o corredor belga Olivier Gendebien, que estava correndo pela equipe Ecurie Nationale Belge. Esta equipe também tinha um par de chassis Emeryson para Lucien Bianchi e Willy Mairesse. Ambos tiveram que disputar apenas um carro porque uma das máquinas foi danificada no qualifying. A BRP também estava com problemas, com apenas um Lotus para ser compartilhado por Cliff Allison, Taylor e Henry. A equipe decidiu que o piloto mais rápido, ficaria com o carro. Como resultado, Allison foi tão rápido, que capotou o carro e sofreu ferimentos graves nas pernas que iriam encerrar sua carreira na F1.

     Phil Hill ficou com a pole, com Wolfgang Von Trips em segundo e Gendebien em terceiro. Ritchie Ginther da Ferrari compartilhou a segunda fila com John Surtees no Cooper-Climax de Reg Parmell.


     Hill assumiu a liderança na largada, mas foi ultrapassado por Gendebien, enquanto Von Trips e Ginther também brigavam por posições. A liderança mudou de piloto por várias vezes, antes de Hill assumir a liderança após ultrapassar Von Trips e Ginther. Gendebien foi o quarto dando a Ferrari as quatro primeiras posições. Surtees foi o quinto, embora tivesse disputado, bastante, esta posição, no início do GP, com o BRM de Graham Hill, que desistiu por problemas elétricos. Dan Gurney terminou em sexto em seu Porsche.


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