Em 1957 a Ferrari não conseguiu vencer uma corrida durante todo o campeonato mundial de F1. Naquela temporada, a Ferrari utilizava modelos ultrapassados como o Lancia-Ferrari 801 e o F 500 remodelados, que não conseguiram fazer frente a equipes como a Maserati (venceu quatro corridas) e a Vanwall (venceu três corridas). Juan Manuel Fangio, pilotando uma Maserrati, conseguiu obter seu quinto título mundial.
Em 1958, a temporada de F1 iniciou com uma série de mudanças, como por exemplo, a participação da primeira mulher na F1 (a italiana Maria Teresa de Filippis), o campeonato mundial de construtores e a pontuação deixou de ser dividida entre dois pilotos, que compartilhavam o mesmo carro. Não foi o começo dos "sonhos" para a Ferrari, mas com o Ferrari D 246, a Scuderia triunfaria na França e na Inglaterra. O ano também seria marcado por tragédias, como a morte de Luigi Musso durante o GP da França, Collins no GP da Alemanha e Lewis-Evans no GP do Marrocos.
A Ferrari alterou a suspensão do D 246 e Mike Hawthorn foi o mais rápido no qualifying com os colegas Luigi Musso, ao lado, e Peter Collins no quarto lugar, atrás do BRM de Harry Schell. Um quarto carro foi inscrito para a Wolfgang Von Trips, mas ele não conseguiu definir um bom tempo nos treinos, e teve que iniciar a corrida do fim do grid.
Tony Brooks foi o mais rápido dos pilotos da Vanwall, em quinto lugar, com Stirling Moss em sexto e Stuart Lewis-Evans em décimo. Maurice Trintignant e Jean Behra foram sétimo e nono pela BRM, enquanto Juan Manuel Fangio estava de volta a ação em um carro Maserati 250 F, cujo desenvolvimento ficou conhecido como Piccolo. O carro era mais curto e mais leve que o original e foi preparado pela fábrica, embora tenha sido introduzido pelo próprio Fangio. Ele se qualificou em oitavo pois o carro apresentava baixa potência.
Na corrida Schell assumiu a liderança após a largada, mas Hawthorn rapidamente ultrapassou a BRM. Schell foi então ultrapassado por vários carros liderados pela Ferrari de Musso. Collins e Brooks conseguiram fugir de uma grande batalha entre Behra, Moss, Fangio e Schell. Na quinta volta, Collins derrapou na pista e foi parar em uma estrada de apoio, perdendo muito tempo, em função de um problema no seu pedal de freio.
Na 10ª volta, Musso estava perseguindo Hawthorn, em alta velocidade, na curva Muizon, tentando ultrapassá-lo, para diminuir a diferença que existia entre ele e seu rival, no campeonato. Ele perdeu o controle e o carro deslizou através da estrada, em alta velocidade, até cair em uma vala. O carro capotou várias vezes, e Musso foi arremessado para fora. Ele foi levado às pressas para o hospital em Reims, mas morreu logo depois, não resistindo aos ferimentos.
Brooks herdou o segundo lugar, mas ele se retirou logo depois, com problemas de transmissão, deixando Fangio, Moss e Behra disputando o segundo lugar. Schell havia perdido contato com o grupo. Fangio abandonou a batalha para fazer um pit stop, mas Moss e Behra continuaram a sua luta até que o francês sofreu uma falha na bomba de combustível com apenas nove voltas para o fim.
Assim, Hawthorn foi o primeiro, Moss terminou em segundo lugar, Von Trips em terceiro e Fangio foi o quarto. Fangio não voltaria mais a disputar um GP de F1, novamente.
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